O Elevador Lacerda
É uma das ligações entre a cidade baixa e a alta, já que a Salvador fundada por Tomé de Souza, por razões estratégicas, se situava num altiplano . É um equipamento público para a movimentação de pessoas hoje em dia , embora tenho movimentado cargas no passado , que liga a Praça Cairu ( parte baixa ) à praça Tomé de Souza ( parte alta ) transportando milhares de pessoas diariamente em apenas alguns segundos .
Há outros elevadores, mas o LACERDA é o mais famoso e de concepção mais arrojada , o que fez que captasse a curiosidade de todos os turistas e ficasse conhecido no mundo inteiro, sendo um dos cartões postais mais importantes de Salvador, junto com o monumento a Antônio Frederico Castro Alves, o Poeta dos Escravos .
Apesar de se tratar de um transporte público , hoje, está relacionado no site da Fundação Gregório de Matos, órgão da Prefeitura que cuida dos monumentos e bens da cidade, como um monumento , como, de fato, o é.
Ele tem as seguintes caractarísticas :
Localização: Centro histórico de Salvador
Função : ligar a praça Cairu na parte baixa da cidade à praça Tomé de Souza, na parte alta.
Data da construção entre 1869 e 1873, data da sua inauguração
Altura : 72 metros
Utilização atual : deslocamento de pessoas ( transporte públicco)
Idealizador e construtor : o engenheiro baiano – Augusto Frederico de Lacerda , pertencente a Companhia de Transportes Urbanos , empresa que tinha em sociedade com o irmão Francisco de Lacerda.
O material foi importado da Inglaterra e o primeiro elevador foi conhecido como o Elevador Hidráulico da Conceição da Praia, ou, ainda, como Elevador de parafuso .
O equipamento , ou monumento , como está catalogado, passou por diversas intervenções e reformas .
No momento, está com uma cabine parada para manutenção e acaba de receber uma nova iluminação rosa como adesão à campanha do mês de outubro ,contra o câncer de mama...
Ele é constituído de 4 cabines , duas delas encravadas na rocha e as outras na torre de 72 metros que se alcança através de uma arrojada passarela , no trajeto do alto para a praça Cairu. Obra de vulto para a época e de muito difícil execução.
Devido ao desnível entre as duas partes da cidade , Salvador dependia muito de elevadores para deslocar mercadorias da parte baixa para a alta e, então, eram montados de todos os tipos e até guinchos , principalmente pelos padres. hoje Existe, nas imediações do Lacerda , a rua Guindaste dos Padres, como testemunha de uma épocade muto esforço e trabalho.