Monumento ao Sete de setembro , no Parque da Independência, em S.Paulo.(para ver a obra mais de perto, use o zoom e passeie com ele sobre a foto )
Dessa vez , guardei uma manhã de sábado para ir visitar o monumento à Independência do Brasil. Localizado no Parque da Independência, em São Paulo, também conhecido como Parque do Ipiranga. Foi numa bela manhã de sol , quando as chuvas habituais deram uma folguinha, quando São Pedro controlou seus raios e trovões , que estive por lá para apreciar um belíssimo trabalho . Não podia ser diferente ! Depois de ver aquela obra, me interessei por mais detalhes o que me levou a fazer uma pesquisa e a entrar um pouco na história do próprio monumento . Perto dele, está o Museu do Ipiranga, mas essa já é uma outra história. Hoje vamos ficar mesmo só com o monumento.
Erguido na época do primeiro centenário do grito de independência, na face norte (visível) se encontra a representação em alto-relevo do famoso quadro "Independência ou Morte" de Pedro Américo, que retrata o momento do Grito de Independência do Brasil. No entanto, como a obra de Pedro Américo não é uma foto , valeu a sua imaginação ,para a sua composição da cena.
A tela foi concluída 66 anos após o grito da Independênia e foi uma encomenda Real.
A tela foi concluída 66 anos após o grito da Independênia e foi uma encomenda Real.
A obra é do escultor italiano Ettore Ximenez ( sobrenome um pouco estranho para um italiano ) que venceu um concurso internacional e foi realizada na Itália. Isso é certo. No entanto , não consegui estabelecer onde foi fundida. Apenas uma curiosidade minha . Falei com moradores do bairro e um deles me informou que teria sido informado pelo próprio pai, que o trabalho foi executado em Pistoia ( a fundição ) , a mesma cidade onde existiu o Cemitério dos nossos Pracinhas , mortos na segunda guerra mundial. Há sentido , porque a cidade de Pistoia é ligada à fabricação de armas e , portanto, à fundição. O próprio nome de Pistoia significaria – “ Pistola “. O conjunto escultórico, foi inaugurado em 7 de setembro de 1922, comemorando o centenário da Independência, incompleto, tendo sido a obra terminada 4 anos depois . Todo o projeto do monumento foi de Ettore Ximenes . Apenas o alto relevo foi sugerido pelo trabalho em tela , de Pedro Américo , o famoso quadro da Independência do Brasil, do grito de “ Independência ou morte ! Li, em algum lugar que não consigo encontrar, que o monumento teria sido encomendando pelo governo russo, mas que não chegou a ser entregue por causa da revolução de 1917. Então, ele foi adaptado às necessidades da encomenda da nossa realeza e enviado ao Brasil.
"Um pintor de história deve restaurar com a linguagem da arte um acontecimento que não presenciou e que todos desejam contemplar revestido dos esplendores da imortalidade'. Assim escreveu Pedro Américo em texto explicativo sobre o quadro conhecido como 'O Grito do Ipiranga', completado em Florença em 1888 ( 66 anos depois do fato) .
De início, D. Pedro não podia aparecer montando a besta gateada de que falam as testemunhas. O pedestre animal, apesar de ter arcado com o peso imperial, teve o desgosto de se ver substituído no quadro pela nobreza de um cavalo. Com maior razão, prossegue o pintor, o augusto moço não podia ser representado com os traços fisionômicos de quem sofria as incômodas cólicas de uma diarréia. Como se sabe, a diarréia fora o motivo da parada da comitiva às margens do Ipiranga." ( transcrição do Wukipédia )
A tela tornou-se ícone nacional, representação maior da Independência.
O texto, descreve o grande cuidado do pintor em reproduzir de maneira exata o acontecimento. Leu, pesquisou, entrevistou testemunhas oculares, visitou o local. No entanto, por razões estéticas, teria sido obrigado a fazer mudanças nas personagens e no cenário afim de reproduzir os fatos históricos..
A parte arquitetônica foi de Manfredo Manfredi . Na sua montagem , foi utilizada uma enorme quantidade de granito , com trabalhos de moldagem de cada peça na base do cinzel , o que conferiu à todo o conjunto, precisão , beleza indescritível e solidez .
Em 1952 , no sub-solo , foi construída uma capela Imperial onde estão guardadas as cinzas de D.Pedro Iº e das suas duas esposas ( D.Leopoldina e D.Amélia ). A Capela foi inaugurada no mesmo dia em que o foi também o fogo simbólico procedente e aceso na Capital Federal.
Ettore Ximenes nasceu em Palermo em 11 de abril de 1855 e faleceu em Roma em 20 de dezembro de 1920 – Era um escultor especializado em obras religiosas e mitológicas. Foi autor de vários monumentos importantes tanto na sua terra natal como em outros países como Argentina , Estados Unidos e, evidentemente , que no Brasil, em S.Paulo, onde também morou , tendo chegado a trabalhar com o arquiteto Manfredo Manfredi .
Para a realização do monumento , governos de diversos estados contribuíram e ele é considerado o “ Altar da Pátria “ .
Quando você for à S.Paulo . não deixe de ir visitar essa obra monumental e o próprio parque , projetado em estilo francês. Se você se interessar pelo assunto, vai fazer uma viagem ao passado .Vá ver também a “ Casa do Grito e não passe pelo Museu do Ipiranga sem fazer-lhe uma visita .
Pesquisas realizadas no Google
E enciclopédia Wilkédia - Sarnelli , 25/01.2011
.