quarta-feira, 9 de maio de 2012

Primeira localização do Christo Redentor no morro onde funciona a Prefeitura da Aeronáutica.


Note-se o pedestal completamente diferente , daquele existente hoje no Morro do Cristo, na Barra,

Na época , criticado por ser rústico demais. Como se sabe, a estárua  foi inaugrada em 24.12.1920 quando davam ao morro os nomes de MONTE DE JESUS e ou MONTE DO CRISTO.. A base foi construída de pedras toscas e brutas e nelas ,  foram incrustados cristiais de rocha da Bahia.

Para parte deste texto, foi consultda a página  da coluna PAINEL de Herbert Magalhães, do jornal A TARDE, edição de 06.04.1991.A foto , também, é uma cópia da mencionada publicação.
Posted by Picasa

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lembrando Paquale De Chirico ,o construtor de estátuas da Bahia.

 

Pasquale De Chirico, falecido em 31.03.1943, não ficou esquecido !


A antiga Escola de Belas Artes, onde foi professor, hoje integrada na UFBA - Universidade Federal da Bahia, nunca esqueceu o velho mestre. Para perpetuar a  sua memória, dedicou-lhe o pavilhão de estudos dos futuros artistas , que são vistos aqui , desenvolvendo as suas criações. Na entrada do salão, a dedicatória ao saudoso mestre que formou muitos seguidores e que deixou muitas obras espalhadas pelas ruas e praças da bela Salvador. 


Impossível falar em arte ,  sem lembrar de Pasquale, o " construtor de estátuas ", segundo o jornalista e crítico de artes ,  Carlos Chiacchio escreveu por ocasião do desaparecimento do artista.
Posted by Picasa

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Estátua de Cristoforo (Cristovão) Colombo

Localizada na praça que tem o seu próprio nome, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador/Ba , local também conhecido como a praça da Mariquita..

Trabalho de origem e de autor desconhecido - instalado no local em 10.01.1940 , de propriedade da Prefeitura Municipal de Salvador.  A estátua está colocada sobre uma  coluna e foi esculpida em mármore de Carrara . Na sua base, estão colocadas 4 ninfas, também de origem desconhecida, cópias idênticas àquelas que estão colocadas no entorno da fonte luminosa da Praça da Piedade, no centro da cidade. O curioso , aqui no caso, é que pouco se sabe sobre este monumento " ,que foi montado com peças " encontradas em depósito da prefeitura , sem que se pudesse levantar um histórico . Conta-se que as quatro ninfas colocadas na base da coluna, foram enviadas em duplicidade , por um engano qualquer, pela fundição que executou as já mencionadas obras ,

Cristovão Colombo nasceu em Genova no ano de 1451 e fez ao mar com 14 anos de idade. O monumento tem a altura de 6,25 m e a sua base mede 4 x 4 mts.

Na foto, as ninfas aparecem " vestidas" com uns trapos , o que, certamente, é uma agressão a um patrimônio público. Mesmo que o trapos sejam retirados, na calada da noite , o indivíduo que pratica esse, ato , que sabemos ser uma pessoa só , com problemas mentais, já apelidado  de " O morcego", e que ninguém sabe quem é... repete a sua mania ! É só desvestir as ninfas que ele volta com os trapos...
Posted by Picasa