sábado, 16 de julho de 2011

Homenagem ao mestre Bimba - Manoel dos Reis Machado


Detalhes do conjunto

Antonio Manoel dos Reis Machado , foi o propulsor da capoeira no Brasil . Nasceu em 28 / 11 / 1899( 1.900 ? ) e faleceu na cidade de Goiânia em 05/02/1974. Foi o criador , em 1928 , da Capoeira Regional Bahiana, nome que ele mesmo deu à luta, acrescida de novos golpes  , mas praticada apenas em Salvador . Foi mérito seu , a capoeira vir a ser considerada esporte nacional.

Ele manteve uma Academia no Nordeste de Amaralina onde formava, com muito rigor e , claro, disciplina , sob certas regras, os seus alunos, levando-os ao batismo e, a seguir, a outros cursos de especialização. Deixou diversos seguidores que ajudaram a propagar o esporte que é hoje praticado livremente pela cidade e curiosidade para as pessoas que visitam nossa Salvador, via de regra , levando sempre um berimbau de lembrança, comprado no Mercado Modelo ou mesmo no Terreiro de Jesus, no centro histórico.

A homenagem prestada a ele pela cidade é representada por um medalhão fundido em bronze , criação do artista plástico M.Kruchewsky em 1982 , encrustado numa peça de concreto, com 3,69 mts de altura , na forma de um berimbau e , na sua base , uma placa com os dizeres :

                                                          Manoel dos Reis Machado

                                                                    Mestríssimo

                                                                   Mestre Bimba

                                                           23/11/1899 05.02.1974

A peça está colocada numa área verde em frente a um supermercado, quase na divisa do Rio Vermelho com Amaralina

Fontes : diversas inclusive Google.
Texto de Sarnelli


Posted by Picasa

Um comentário:

  1. A capoeira, para mim, é a essência da alma brasileira! Entretanto, só agora fiquei sabendo do "mestre Bimba". Obrigada por isto!

    ResponderExcluir