terça-feira, 3 de abril de 2012

Maquete do monumento em homenagem a Rui Barbosa , cuja concorrência foi vencida por Pasquale De Chirico porém não foi realizado por falta de dinheiro, um problema bastante antigo..

 



As duas fotos são do mesmo  trabalho, ou seja , da mesma maquete . Elas tiveram que ser tiradas dessa forma por causa das duas faces,  mas deveria ter sido  um bloco único . O  projeto foi ideaizado para ser colocado no cento de uma praça.Uma das habilidades de Paquale era o desenho a crayon, e , evidentemente , a escultra. . Como tinha sensibilidade para mexer com a luz ! Basta olhar um dos seus desenhos, é claro. Na lenta e calma rotina do seu ateliê,alto ,de tijolo e zinco (calorinsuportavel) na antiga rua do ijolo , pelo menos era esse o nome da época, produziu incontáveis maquetes, como, por exemplo, a referente ao monumento à Rui Barbosa, cuja concorrência venceu, mas que não chegou a ser realizado por falta de verba, doença que já vem de longas datas...rsrsrsr e mais de 50 abras de porte foram produzidas.  Uma pena ! A homenagemà Rui Babosa , comoPasuale a projetou, Seria mais uma peça de De Chirico a enriquecer o pratrimonio cultural e artístico da cidade.. A maquete, hoje, faz parte do acervo da “ Casa de Rui Barbosa “, endereço do Centro Histórico de Salvador (Ba) , onde poderá ser vista, inclusive com os próprios móveis e pertences do “ Águia de Haia “. A casa está, como ele a deixou. Tudo ali é do seu tempo e foi conservado . Para a visitação, é conveniente se informar os horários em que isso é possível. O endereço é Rua dos sete candeeiros, no centro histórico de salvador, num largo bem atrás da Camara dosVereadores.


Trabalho realizado
em data não determinada - Anterior a 31/o3.1943, evidentemente !
Obs. - sujeto e revisão
Posted by Picasa

4 comentários:

  1. Olá senhor Sarnelli, tudo bem? Entrei em contato com o senhor pelo seu email. Por gentileza poderia retornar o contato. Agradeço e aguardo.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Snr. Sarneli meus parabens pelo seu blog cultural e realmente muito enteresante.

    Um grande ABRAÇO e fique com DEUS

    ResponderExcluir
  3. Amigo, por favor, envie novo mail, porque aquele , eu já não o tenho mais. Depois de liberar a publicação , deletei a correspondência. Para voltar o contato , precisarei do seu endereço. Pode endereçar o seu contato para Sarnelli@gmail.com ? Será um prazer manter contato consigo. Abraços - MUito obrigado - Sarnelli

    ResponderExcluir
  4. Isa, por favor entre em contato comigo através do enedereço Sarnelli@gmail.com - Abraços / Sarnelli

    ResponderExcluir