sábado, 14 de setembro de 2013

Sobre a conveniência da mudança da localização do monumento a Jorge Amada e Zéli



                    Sobre a conveniência da mudança da sua localização

esta manhã senti a necessidade de tomar um solzinho e saí pra dar uma volta até a Paciência. Fui tirando fotos . Andando , fui até o Buraco da Paciência e, não me sentindo bem , voltei lentamente para casa, quando encontrei Loli fazendo uma vistoria na área de sua competência. Ele até disse ao amigo que conectou por celular, que presidente é para isso...Presidente da AMARV , Associação dos amigos o Rio Vermelho.
A conversa que eu tive com Loli foi casual. Explico, como disse a ele, o porquê. Sendo quém sou , neto de escultor , embora famoso ,  que foi mantido, deliberadamente ,  na obscuridade , sentí-me constrangido , na época, em criticar a localização do monumento. Até a minha idade dos 12 anos convivi no ambiente da época, naturalmente, ...levado pelas mãos do meu avô, de quem nunca me desgarrava ...
Foi a oportunidade que tive de bater um papo e do seu conteúdo, ele me pediu que fizesse uma matéria e que a passasse para o blog do Rio Vermelho ,  para publicação, com o aditivo de que foi ele que pediu o envio diretamente para o mesmo. Eu estou usando o seu nome , devidamente autorizado. Segue cópia  para o Loli.
Na época em que o monumento foi instalado , eu não estava aqui. Me encontrava em São Paulo tratando de assuntos da Paola , de onde voltei definivamente no dia 2 de fevereiro deste ano. Portanto, não participei das reuniões nem das decisões. Mesmo que tivesse, teria sido voto vencido ,  porque , segundo Loli , a localização não foi aprovada por nenhum dos diretores que estavam com mandato na época.
Na minha opinião pessoal, a escolha  não foi feliz.
A estátua merece um espaço mais condizente com a importância dos homenageados. Um local que possa vir a ser valorizado por ela e, finalmente, criado algo no seu  entorno , que gere  mais um ponto turístico no Rio Vermelho . Isso é perfeitamente possível. Um novo ponto turístico no Rio Vermelho! Maravilha !... Coisas simples , como uma lanchonete, uma banca de coco ,  sorveteria, um espaço onde as pessoas possam ser levadas , sentar-se tomando uma água de coco , comtemplar o mar  e ver o pôr o do sol em companhia do casal  . Um projetinho " feijão com arroz , o básico , e de baixo custo ...  
Onde estão , Jorge, Zélia, são invisíveis na hora do movimento . Quem passa não vê nada e não lhe dá a mínima importância. Muita gente até hoje não percebeu a existência do monumento no local, principalmente quém passa de carro nos dois sentidos , ainda mais nos fins de tarde quando a praça enche de comedores de acarajés e adeptos das loirinhas...
Agora , aconteceu o que aconteceu. Se ela estivesse um pouco mais para trás, teria sido engolida pelo buraco e quém garante que, em baixo dela ,não há outro ? Digo: buraco ?
Na minha opinião pessoal , de morador , e antigo, do Rio Vermelho, ela precisa ser deslocada para um outro local onde tenha boa visibilidade e ajude a criar um novo ambiente , mais um ponto turístico no Rio Vermelho. Não seria uma beleza, pensar a partir deste ponto de vista ?
No Largo de Santana, basta o acarajé e a Igrejinha, que é dona do espaço. Por sinal, as placas indicativas com o nome dele sumiram.
Tenho a certeza absoluta de que , num local adequado , numa  base de mármore negro com pouco mais de 1,2 mts de altura ou mais , e em local apropriado ,  onde tenha mais visibilidade, o monumento ajudará a criar mais um novo ponto turístico . Pensando bem, o que tem a ver o Jorge e Zélia Amado ,  com acarajé e a boemia do Rio Vermelho que só faz desmerecer a obra ?
Desmerecer a obra ? É do meu conhecimento que a turma da noite , os boêmios e bebuns , até urinam sobre a cabeça do cãozinho ...
Desde já assinalo que a área conhecida como Praça do Padre é imprópria por causa da rebentação nos dias de temporais ,  que gera muito salitre . Conveniente não considerar este espaço.
Esta, é a minha opinião pessoal , isenta de influências de quem quer que seja !
.
                                                                 14.10.2013   Bartolo Sarnelli
Morador antigo e cidadão soteropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário