segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CORRIGINDO UMA INJUSTIÇA

A obra fotografada e postada se encontra no interior do Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador , no local mais conhecido como a Praça do Elevador Lacerda.

A foto e o texto foram copiados da postagem do Blog do RIO VERMELHO, desta mesma data.

A imagem representa a figura do Governador desnudo , ou seja, sem segredos para o seu povo ! ...

=============================================================

 

Corrigindo uma injustiça: Projeto de Lei propõe nome de Pasquale De Chirico para praça no Rio Vermelho

A vereadora Aladilce, deu entrada na Câmara a um Projeto de Lei,  denominando de Pasquale De Chirico, uma praça no Rio Vermelho. De Chirico, o escultor com o maior número de monumentos em praças e logradouros na capital baiana, ironicamente, não tem sequer um busto ou mesmo um nome de rua ou praça em sua homenagem. Visando corrigir essa injustiça, várias entidades do bairro, inclusive o Blog do Rio Vermelho, subscreveram um abaixo-assinado encaminhado à vereadora propondo a homenagem. O documento também foi entregue ao Secretário de Turismo e Cultura, Guilherme Belinttani.
Escultor, artista e professor, Pasquale De Chirico foi um morador pioneiro no Rio Vermelho. Ele nasceu em Venosa, cidade ao sul da Itália, em 14/04/1873, filho de Miguel Ângelo De Chirico e Donata Maria Rosina De Chirico . Descendente de uma família de artistas aprendeu desde cedo o ofício da escultura tendo ganho uma “bolza de studio” para cursar o Reale Instituto de Bellle Arti, em Nápoles, onde estudou com o mestre escultor Achille D’Orsi. 
Chegou ao Brasil em 1893, com 20 anos, morando por dez anos em São Paulo até vir para Salvador, onde viveu até o fim de sua vida, em uma casa construída em frente à Praia da Sereia no limite entre Ondina e Rio Vermelho, onde atualmente funciona o restaurante Sukiyaki 
Teve duas filhas, Emilia De Chirico e Cecília De Chirico, nascidas em Nápoles, Itália. Seu neto, Bartolo Sarnelli, ainda vivo, reside em Salvador, no bairro do Rio Vermelho, o mesmo escolhido para morar pelo seu ilustre avô. Pasquale ensinou na Escola de Belas Artes da Bahia de 1918 a 18 de março de 1932, quando toma posse como professor efetivo da cadeira de escultura, cargo que exerceu até agosto de 1942. Pasquale foi um professor extremamente ativo e uma figura importante da vida acadêmica e social da cidade, um artista atuante que não se limitou apenas ao âmbito da Academia.
O conjunto de sua obra mostra inúmeros trabalhos realizados, de desenhos, esculturas, bustos e monumentos até arte cemiterial. Pasquale possui esculturas em vários logradouros públicos da cidade. A maioria das praças possui uma obra sua, como a conhecida estátua do Poeta Castro Alves, na praça no Centro Antigo de Salvador, O Cristo da Barra, o monumento ao Rio Branco, Conde dos Arcos, General Labatut (na Lapinha), Misael Tavares, Manoel da Nóbrega e a Índia, Tomé de Souza, entre outros (Pesquisa extraída do artigo de Salma Dias Almeida Sá).

Confira tudo que já foi publicado no Blog do Rio Vermelho sobre Pasquale D

Nenhum comentário:

Postar um comentário