quarta-feira, 3 de junho de 2015

O sumiço e o reaparecimento do busto de Manoel da Nóbrega

Este trabalho, do escultor italiano Pasquale De Chirico, estava instalado em frente a Igreja de N.;Sra. da Ajuda no Centro histórico de Salvador. De repente, desapareceu e a voz corrente foi a de que ele havia sido roubado . Esta notícia, foi divulgada, inclusive por mim, e diversas pessoas se manifestaram , inclusive internautas, contra a perda da obra de arte.
Hoje , temos uma boa notícia. O jornal A TARDE , de Salvador, publica uma reportagem contado a história e esclarecendo todo o assunto. O título da reportagem : " MONUMENTO DA IGREJA DA AJUDA SERÁ RESTAURADO NO 2º SEMETRES,informando , ainda, que as peças ( são duas ) foram retiradas pelo órgão competente que as tem em seu poder. Não podia haver notícia melhor que essa.
O detalhe na figura do anjo , é que a modelo foi uma das próprias filhas do escultor . Por sinal, ele foi o meu avô materno e, claro, eu estava muito preocupado com o assunto , da mesma forma que me preocupo com obras de outros artistas, espalhadas pela nossa linda cidade.
Já o busto do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha brasileira, que se encontrava instalado no largo da Barra, em frente ao famoso farol do mesmo nome, sumiu há cerca de uns cinco anos, poucos antes dos preparativos para o carnaval e até hoje ninguém deu conta dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário