quinta-feira, 29 de julho de 2010

De Chirico , artes e artistas


Este é um blog que está sendo lançado ao ar para divulgar monumentos e artes em geral, espalhados pela cidade de Salvador e, ao mesmo tempo, fornecer algumas informações sobre os mesmos , como , por exemplo, seus autores, o porque das homenagens , e histórias relacionadas com o assunto.

Ele foi lançado ao ar com o sobrenome de DE CHIRICO , cujo nome era Pasquale , uma homenagem do seu neto ao grande construtor de estátua da Bahia , que muitas obras deixou nas praças de Salvador , porém , os demais autores , não serão esquecidos. Na medida do possível, todos serão lembrados.

A intenção é localizar as obras e informar algo sobre elas...

No entanto , iniciamos reeditando postagem colocada no ar por ocasião do 2 de julho , homenageando a data com o MONUMENTO SO DOIS DE JULHO , com informações relativas ao monumento e ao seu autor, de nacionalidade italiana .
--------------------------------------------------------------------------------------

Homenagem ao Dois de Julho

Nada mais justo do que festejar a data de dois de julho , a maior da Bahia que , eternizada na história do estado e do Brasil , atravessou os séculos e continuará seguindo,

dando-nos o exemplo de valentia e patriotismo.

O 2 de julho é a maior festa cívica comemorada em todo estado , principalmente em Salvador, com a presença do povo nas ruas e desfiles.

Os atos principais, manifestações, movimentos cívicos , acontecem na Praça dois de Julho, popularmente conhecida como o Campo Grande .

O Campo Grande tem uma história , claro que, enterrada no passado. Antes, quando nada havia lá, o espaço era utilizado pelo Exército para treinamentos e campo de tiros.

Depois foi denominada Praça Duque de Caxias , Patrono do Exército Brasileiro, cujo nome era Luiz Alves de Lima e Silva.

No fim do século XIX estava-se à procura de um local para erguer uma estátua em homenagem ao Dois de Julho. O “ Jornal de notícias “ abriu uma votação, cujo resultado foi o seguinte: Campo do Barbalho, 16.191 (ganhou) . Campo dos Mártires , 8.251 votos e Praça Duque de Caxias, apenas 7.846 . No entanto, por parecer da Comissão do Monumento, foi decidido que o melhor local era mesmo a Praça Duque de Caxias , que perdeu o nome em favor do de Praça Dois de Julho, por ocasião da implantação do monumento.

Localizado bem no centro da Praça Dois De Julho , está o belo e imponente monumento que tem pouco mais de 25 metros de altura. Encimando a coluna, a figura de um índio representando o povo , tendo aos seus pés uma cobra que está por eliminar com a sua lança . A cobra, representa o opressor português do qual o povo está se livrando definitivamente . Há uma contradição sobre se ele , o monumento , foi esculpido na Itália ou na França mas o seu autor foi o italiano , Comendador Carlo Nicoli , o que me leva a crer que tudo aconteceu na Itália e foi inaugurado em 09.07.1922. É a homenagem do povo, da Bahia, àqueles que derramaram o seu sangue em seguidas batalhas para a expulsão dos portugueses que aqui continuavam , consolidando, assim, a Independência do Brasil, iniciada em S.Paulo em 7 de setembro de 1822 por D.Pedro Iº.

O monumento, pela sua beleza e importância histórica é o mais importante da Bahia. Na época chegou a ser o maior da América do Sul. Ele tem as seguintes características: o índio , 4,11 mts ; a coluna , 11,46 mts ; o pedestal superior , 3,40 mts; pedestal inferior , 4,03 ; a escadaria 2,00 . O piso, no centro do qual está a obra de arte , é totalmente em mármore branco.

A Independência da Bahia foi um movimento iniciado em 1821 e concluído no dia 2 de julho de 1823.

A propósito , acho que as autoridades precisam corrigir uma injustiça para com a cidade . Já está na hora e é urgente, de devolver ao nosso aeroporto o nome que sempre teve : Aeroporto Internacional Dois de Julho ! Até hoje, muita gente não engole a troca de nome que foi feita , eu inclusive !

Sarnelli – 22.06.2010

Dados pesquisados em diversas fontes.


Reedição de Blog do Sarnelli

Um comentário:

  1. Salvador está de parabéns - pois este blog me parece ser um verdadeiro presente de amor à esta cidade!Resgatar algumas questões esquecidas, destacar a beleza da obra de tantos artistas e apontar o resultado da capacidade e sensibilidade de tantos artistas só pode ser considerado um presente!

    ResponderExcluir