sexta-feira, 30 de julho de 2010

Os primeiro trabalhos de DE CHIRICO em Salvador, Bahia



Os primeiros trabalhos de De Chirico em Salvador



Os primeiro trabalhos realizados em Salvador pelo escultor italiano PASQUALE DE CHIRICO foram executados na antiga Escola de Medicina da Bahia , que havia sofrido um incêndio e precisava ser recuperada.

DE CHIRICO , veio da Itália diretamente para São Paulo onde ficou por cerca de dez anos e onde conheceu o engenheiro baiano Theodorico Sampaio que o convidou para realizar os trabalhos da escola. Em São Paulo, ele havia criado uma pequena fundição. Nas vidas de certos profissionais de antigamente, os registros não eram importantes . Calcula-se que Pasquale tenha chegado em Salvador por volta de 1903 onde viveu 40 anos, pois faleceu exatamente em 1943 com quase 70 anos.
Aqui , além de ajudar a fundar a Escola de Belas Artes com outras figuras da época , foi ficando , ganhando concorrências e ornando a cidade com os seus belos trabalhos.

Todas as figuras que estão no entorno da antiga Escola de Medicina da Bahia, são de autoria de De Chirico.

Inicialmente, segundo consta, as figuras deveria ter sido feitas em bronze mas, doença crônica de todas as épocas, não houve dinheiro suficiente. Foi assim que elas foram realizadas em argamassa de cimento com armações de ferro internas . Com o passar dos anos, décadas, por falta absoluta de manutenção , as figuras foram se deteriorando e hoje se encontram necessitando de recuperação urgente.

Um comentário:

  1. Bartolo,

    Fiquei muito feliz pela iniciativa do surgimento deste blog! Uma justa homenagem não somente ao Pasquale, mas também a outros artistas que , desta forma, terão seus trabalhos destacados.
    Como sempre, tiveste uma iniciativa que vem beneficiar aos leitores, trazendo maior conhecimento a todos!
    Obrigada!

    ResponderExcluir