quinta-feira, 15 de março de 2012

Busto do Pe. Manoel da Nóbrega e a índia catequisada

 
 

A obra - O busto e os detalhes
Em 13 de março , um amigo me  escreveu:
Escultura condenada
Se o drama do Arquivo Publico do Estado ganha cada vez mais um espaço justo da mídia, para evitar o pior, o mesmo não acontece com a Igreja da Ajuda, no Centro da cidade. O prédio da igreja é recente, do século XX, mas lá estão conjuntos sacros que remontam à criação de Salvador como a primeira cidade artificial das Américas para se tornar capital do Brasil. 
A ponta do iceberg de perigo que envolve a igreja neogótica foi mostrada com exclusividade em Boa Terra, edição de sábado, com a notícia sobre o arrombamento do centro. Ao ler a informação, um leitor correu para informar sobre outra ameaça. “Ladrões estão tentando arrancar uma escultura do italiano Pasquale di Chirico, que está à porta do templo, para vender o bronze”, disse um artista plástico que observa com atenção a questão do patrimônio baiano.
Segundo a informação, a escultura é uma imagem do Padre Manoel da Nóbrega, em tamanho natural, fixada no chão, a dois metros da entrada principal da igreja. “Há marcas mostrando a tentativa de remover a peça, possivelmente com uma ferramenta chamada de pé-de-cabra”, alertou. O escultor Pasquale di Chrico viveu na Bahia no início do século XX e foi o autor de quase 20 esculturas públicas que estão nas ruas de Salvador, incluindo o “Cristo Redentor”, de 1922, na Barra.
-------------------------------------------------------------------------------------------

Nota do blog: Uma pequena correção : trata-se de um busto montado sobre coluna de granito trabalhado, tendo na sua base a imagem de uma índia catequisada . É um conjunto e não uma imagem no tamanho natural. 

Vamos esperar que os responsáveis pelo acervo aristico e cultural da cidade adotem as devidas providências para que o pior não aconteça.

Esse busto, foi a última obra realizada pelo escultor , que faleceu em 31.03.1943 , sendo que os últimos retoques foram executados pelo amigo , aluno e também escultor ,  Ismael de Barros. O busto está assinado por P.De Chirico.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário