quinta-feira, 15 de março de 2012

O mistério das esculturas no topo do prédio na Rua do Tesouro !

Divulgando mail recebido de amigo, sempre atento ao que anda acontecendo por aí:

O mistério das esculturas...                  On Seg 27/02/12 11:50 , Sarnelli, Bom Dia!

Notícia que saiu hoje (27.12.2012 ) no site da Tribuna da Bahia na coluna de Valdemir Santana.
Abraços

 O mistério das esculturas 

Vai ter solução apoteótica e glamurosa, um enorme mistério que envolve esculturas do artista venosino Pasquale di Chirico, em Salvador. Ele é o escultor que mudou a estética da cidade espalhando esculturas sensacionais em mármore de Carrara, nos lugares mais bonitos de Salvador. Fez entre outras a fabulosa escultura “Cristo Redentor” da Barra, criada dez anos antes do Rio de Janeiro adotar imagem semelhante para ser símbolo da cidade. 
Quanto ao mistério, são esculturas de Di Chirico que ficam no topo de um prédio na Rua do Tesouro, centro de Salvador, e que não aparecem na relação de obras que o artista italiano criou no inicio do século XX. Para solucionar, e apresentar as obras em grande estilo, José Carlos Capinam convidou, entre outros artistas, José Antonio Cunha, que é nada menos do que o criativo J. Cunha, para criar uma peça metálica ligando o “Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira”, ao prédio onde estão as esculturas.
É um golpe de mestre que além de resolver o mistério da apresentação das peças de Di Chirico, também projeta a importância do Muncab no resgate da estética do centro de Salvador. Com sua fachada em estilo eclético, o museu estabelece dialogo com outros prédios de linguagem semelhante, como o Palácio Rio Branco. E o trabalho de J. Cunha e outros artistas se destaca criando uma verdadeira praça de eventos no local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário