domingo, 31 de março de 2013

70 anos da morte do escultor italiano Pasquale De Chirico

Em 31.03.1943 faleceu em Salvador o escultor italiano PASQUALE DE CHIRICO , a exatos 70 anos,  autor de inúmeras obras clássicas espalhadas pela cidade, como o monumento a Castro Alves, um os cartões postais mais conhecidos de Salvador no mundo inteiro,  o Christo da Barra, o monumento ao Visconde de Cayru em frente ao famoso Mercado Modelo, o busto de D.Pedro Fernando Sardinha o primeiro  Bispo do Brasil, e muitos outros que  são vistos diariamente pela população sem que saiba quem cada imagem representa e o que fez para merecer a honraria ,  quem foi o autor de todas aquelas obras. Uma obra muito conhecida é o relógio de São Pedro em, pleno centro da cidade. O relógio, é claro, foi importado da França , mas a obra , a coluna e a base de granito rosa , é do De Chirico. Bem, não posso deixar de consignar aqui que o baixinho que viveu em Salvador durante 40 anos e que foi também professor da Escola de Belas Artes da Bahia,  hoje incorporada à Universidade Federal da Bahia, era meu avô materno.
A foto que ilustra este pequeno comentário, é um trabalho muito apreciado , do artista. Existem apenas duas cópias do busto, uma delas bem na entrada principal da atual Escola de Belas Artes da Bahia, em Salvador. , e outra no Museu de Artes da Bahia situado na Avenida Sete de Setembro, à altura da Vitória. O trabalho tem nome: " Remorso" e representa um indivíduo em situação de sofrimento . Deve ter aprontado alguma, para sofrer com uma crise de remorsos...Ampliem e vejam os detalhes
Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Infelizmente ninguém o substituiu à altura. O que temos hoje são verdadeiros tributos á mediocridade.

    ResponderExcluir
  2. "Infelizmente ele não deixou herdeiros. Quero dizer, não houve, até hoje, nenhum outro escultor que o substituísse à altura.

    Enviado por mail por Cristiano

    ResponderExcluir