sábado, 10 de maio de 2014

O Christo da Barra na sua primeira locação.

A publicação da foto (  pertencente ao seu acervo ),  me foi autorizada gentilmente  pelo jornalista Jorginho Ramos , a quem agradeço.

O monumento ao Christo da Barra ( hoje em outra locação ) , na sua primeira locação , no morro onde hoje funciona a Prefeitura da Aeronáutica. Na época , o espaço era público e franqueado à visitação pública. Podía-se chegar até o monumento de carro e de lá apreciar uma vista maravilhosa da orla marítima de Salvador.

A base rústica, foi criticada pelos intelectuais da época . Nela , estavam encravadas pedras semi-preciosas.O monumento foi inaugurado no Natal de 1920 com a presença de autoridades baianas. O curioso, é que, do livro da Ata de inauguração , constam dezenas de assinaturas de pessoas e autoridades presentes ao ato, menos a do escultor, Pasquale De Chirico. Como neto e tendo  convivido com ele pelo espaço de doze anos, tenho a convicção de que esteve sim, presente à inauguração... O livro de Atas faz parte do acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e foi por mim consultado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário