terça-feira, 29 de abril de 2014

Imagens do Christo da Barra - Salvador

Esta é uma postagem do jornalista , escritor e historiador baiano, Jorginho Ramos.
Posto o artigo e , a seguir ,acrescento o que posso me lembrar da história.

Jorginho Ramos adicionou 3 novas fotos.
7 h ·
IMAGENS DO CRISTO DA BARRA (em Salvador) !
Um dos pontos mais conhecidos e visitados de Salvador é o CRISTO DA BARRA. O que pouca gente sabe é que antes de ter sido colocada no morro onde se encontra atualmente, a imagem (oficialmente chama-se "Monumento a Jesus, O Salvador") ficava no morro hoje ocupado pela Prefeitura da Aeronáutica, de onde foi mais tarde transferida inicialmente para a pista mesmo da Avenida Oceânica, bem ao lado da balaustrada, e em 1967 colocada definitivamente no local onde atualmente está. A estátua é uma criação de Pasquale de Chirico (1873-1943), um exímio artista italiano que aqui criou, entre outros monumentos, as estátuas de Castro Alves e do Conde dos Arcos (fica atrás da Associação Comercial). A imagem do Cristo da Barra, como a população carinhosamente a consagrou, foi inaugurada em 1920 (onze anos antes da inauguração do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro) e mais tarde transferida para o local atual. Um dos netos de Pasquale de Chirico é Bartolo Sarnelli, que com justo orgulho vive aqui e fora desta rede a exaltar a importância do talento de seu ascendente e da sua importância para a história de Salvador. Pena que os baianos não cultivem devidamente a sua memória, pois suas obras são marcas definitivas desta cidade que ele tanto amou e ajudou a embelezar !
Na primeira imagem, o Cristo da Barra, quando foi inaugurado. Na segunda imagem, o monumento está na pista. Em ambos, o pedestal é o mesmo, de pedras. Na terceira imagem, o monumento está no Morro, sobre outro pedestal (em mármore), como é visto hoje !
  • Você, Mauro Marconi e outras 18 pessoas curtiram isso.
  • Heloisa Magalhães Amo suas aulas da história da nossa Salvador!!
    7 h · Curtir · 1

  • Bartolo Sarnelli Quando o Cristo foi inaugurado na primeira locação o espaço estava aberto ao público .Só tinha um inconveniente. Subir a pé ou de carro, mas, como existiam poucos carros na cidade...Eu subi diversas vezes levado pelo meu avô e me lembro muito bem do monumento e da sua base rústica que chegou a ser criticada. De lá de cima, claro, se tem uma visão maravilhosa da orla de Salvador. Mas, veio a guerra, o alto do morro foi ocupado pelo pessoal da marinha americana, havia também um problema causado pela exploração de uma pedreira na parte de trás do morro que explodia dinamite constantemente que obrigou a mudança para o local onde está hoje. Depois, o espaço foi ocupado pela atual Prefeitura Aeronáutica e então é área militar. Fica aberta a visitação no morro do Ipiranga , que é um espaço público . De lá, a visão da orla também é muito bonita. e pode ser observada nas duas direções. Na do Farol da Barra e na do Rio Vermelho.Obrigado, Jorginho pela lembrança de divulgar este trabalho do meu avô que, como você disse, deixou muitas obras importantes pela nossa cidade, muito mal cuidadas pela nossa prefeitura , lamento eu.Tomo a liberdade de lembrar alguns trabalhos do meu avô materno: em primeiro lugar, o monumento a Castro Alves, um dos cartões postais mais conhecidos de Salvador; monumento ao Visconde de Cayru, monumento ao Barão do Rio Branco, monumento a D.Pedro IIº ; o busto a D.Pero Fernando Sardinha que está na Praça da Sé e muitos outros. A lista é imensa . Os primeiros trabalhos de Pasquale De Chirico em Salvador, este era o seu nome completo, foram realizados na antiga Faculdade de Medicina da Bahia, a mais antiga do Brasil. Um dos seus trabalhos que merece ser visitado é o busto denominado " Remorso". Existem dois originais Um no Museu de Artes da Bahia e outro, onde não poderia deixar de ser: em frente à porta principal da Faculdade de Belas Artes, da UFBA, no Canela, Salvador/Ba. Valeu, Jorginho , se valeu ! Há , uma curiosidade sobre este cristo , inaugurado no Natal de 1920. Não é uma comparação, mesmo porque não seria possível. Só que o nosso Christo é onze anos mais velho que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro , do Corcovado , que levou muito tempo para ser construído e montado .Alguém sabia ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário