segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chafariz da Cabocla ou homenagem ao dois de julho

O chafariz à cabocla ( ou da independência )

O belíssimo chafariz que está instalado na praça em frente ao Quartel dos Aflitos , bairro da Gamboa , também um monumento histórico construído em 1.639 , no Largo dos Aflitos , é uma peça primorosa , rica em alegorias , detalhes e de inegável valor artístico.
Ele foi esculpido na Itália no ano de 1.860 por autor desconhecido , em mármore de Carrara e pedra lavrada . Tem 5,60 m de altura e 4,40 de bacia octogonal . Do pedestal central , destacam-se figuras de águias e cavalos e outras alegorias .
É mais uma homenagem à independência da Bahia acontecida em dois de julho de 1823 e se soma àquela realizada com a implantação do monumento instalado na atual Praça dois de julho, onde, todos os anos, a data é comemorada pelas autoridades e pelo povo. A inspiração para o projeto do chafariz e para o conjunto escultórico foi o caboclo ou a cabocla com uma lança, liquidando a serpente do domínio português.
O chafariz esteve instalado em diversos locais , inicialmente no Jardim de Piedade, foi movimentado diversas vezes, para, finalmente, encontrar seu pouso definitivo na locação atual.
Trata-se de uma peça histórica, de grande beleza e valor artístico , além, de ser uma obra de arte rica em ornamentação e detalhes , colocada em local de passagem , porém de pouca movimentação .
O chafariz , 1860 , antecede o monumento ao dois de julho do Campo Grande , que foi inaugurado no dia 2 de julho de 1895 .
Este detalhe inconveniente , faz com que o chafariz seja, praticamente, ignorado pela população que lhe passa ao largo e sem saber o que significa. É apenas um chafariz embelezando o largo !
A figura principal é a de uma cabocla munida de uma lança. Pisando uma cobra que será morta por ela, o que representa o fim do domínio português



Nenhum comentário:

Postar um comentário