Antiga Escola de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus - Pelourinho
Parte do entorno do anfiteatro da Escola, com algumas imagens moldadas por Pasquale
Sabemos que Pasquale foi trazido para Salvador pelo Engo. Theodoro Sampaio para realizar trabalhos de recuperação e ornamentação da antiga Escola de Medicina da Bahia , que havia sofrido um grande incêndio. Imagina-se que Pasquale tenha chegado à Salvador por volta de 1903 . Os trabalhos a Escola de Medicina,de figuras ilustres e que contornam todo o anfiteatro pela parte externa , por falta de registros, devem ter sido realizados a partir do segundo meado da primeira década de 1900 ou nos primeiros anos da segunda.
São eles : a imagem do Prof.Pacífico Pereira; Dr. Manoel Vitprino Pereira ; Esculapio; Sócrates, Dr.Antonio Januário de Farias; Dr.Avelino Barbosa, Dr. José Lino Dautinho ; Dr. Soares de Castro ; Jonatha Abbot ; Dr. Francisco Raís da Silva e Dr. Raimundo Nina Raís.
Todas estas figuras ainda podem ser vistas circundando o anfiteatro da escola, pela parte externa. Elas foram produzidas, por falta de verba, com mistura de cimento, cal, areia e pó de mármore , com armação de ferro interna, mas, por falta de manutenção apropriada,. se deterioram com o passar dos tempos e agora se tenta a recuperação através de cópias , mas é um trabalho lento e que depende de financiamento do exterior , nem sempre disponível. Uma parte já está recuperada , mas ainda faltam alguma peças.
Ainda nas dependências da Escola, nas colunas ao lado da porta do antigo IML , estão as figuras de Galeno e Hipócrates. Portanto, o trabalho de Pasquale na Escola, produziu 13 peças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário