quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Enfim, uma boa notícia- Monumentos começam a ser recuperados em Salvado/Ba




Andaime em torno da estátua de Castro Alves para os trabalhos de recuperação


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Enfim uma boa notícia: Prefeitura começa a recuperar monumentos

Ao longo dos últimos cinco anos, atos de vandalismo resultaram por danificar ou extraviar 5,8% deste acervo que simboliza a memória do povo soteropolitano. Com o objetivo de coibir essas ações criminosas, o poder público municipal tem intensificado a vigília e recuperação das peças históricas que dão um toque de charme e tradição à primeira capital do Brasil.

Um dos símbolos da cultura baiana, a estátua de Castro Alves, cravada na praça que tem o nome do poeta, passa por um processo de limpeza e recuperação. A obra em bronze do escultor italiano Pasquale de Chirico, desde o mês passado vem ganhando um novo aspecto, com a recuperação da mão de um escravo e do pedestal de granito. O trabalho será concluído no fim deste mês para ser devolvido à população, que poderá apreciar e fotografar a estátua de Castro Alves com uma nova aparência.

Outro monumento que a equipe da FGM recupera é o de D. Pero Fernandes Sardinha, primeiro Bispo do Brasil, cujo busto instalado na Praça da Sé também foi produzido por Pasquale de Chirico. “Estamos recuperando o bronze, o pedestal em granito e a corrente. As letras que fazem parte do texto explicativo também estão sendo recompostas”, revela Marco Antonio Rocha, da Gerência de Sítios Históricos da FGM.

O mesmo processo está sendo feito no busto de Dodô e Osmar, de autoria do artista Herbert Viana Magalhães, também na Praça Castro Alves, no estacionamento do Espaço Unibanco de Cinema (antigo Glauber Rocha). Já foram feitas a limpeza do bronze e a recuperação do granito. A elaboração de uma nova placa indicativa em acrílico para o busto está em andamento, pois a placa original, em bronze, foi furtada.


Dois bustos em bronze foram furtados, ambos de autoria de Herbert Viana Magalhães, que ficavam na Praça da Aclamação, em frente ao Palácio: o de Silvio Deolindo Fróes, fundador da Escola de Música da UFBa e o do pintor Presciliano Silva, que foram refeitos e devem ser reinaugurados ainda neste semestre.

O braço de bronze da estátua que compõe a fonte da Praça da Piedade também foi danificado, está sendo recuperado e será soldado no local até o fim de setembro”, informa Rocha. Ao longo deste ano, muitos monumentos foram totalmente recuperados e estão em perfeito estado: As estátuas de Maria Quitéria, na Praça da Soledade, do General Labatut, no Largo da Lapinha, e a de Tomé de Souza, na Praça Municipal, foram totalmente recuperadas durante os meses de maio e junho.

O Panteão da Liberdade, em Pirajá, e o Pavilhão 2 de Julho (Largo da Lapinha), assim como as carruagens e estátuas do Caboclo e da Cabocla, passaram por manutenção completa e desfilaram totalmente recuperadas durante os festejos da Independência da Bahia. (informa a Prefeitura)


Nota: esta notícia foi publicada, originalmente, no Blog do Rio Vermelho, por Carmela Talento  e está sendo republicada neste blog através de cópia e colagem para maior divulgação - Abaixo, um meu comentário
Sarnelli
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postagem/comentário

Sarnelli disse...


É uma alegria muito grande tomar conhecimento, oficialmente, de que a Prefeitura, através do seu órgão competente, está recuperando um patrimônio inestimável que conta a história da Bahia e do Brasil. Como todos vocês sabem, eu sou neto de Pasquale De Chirico e tenho batalhado exatamente pela conservação dos monumentos da cidade, sem ter sido ouvido. Me sinto feliz em saber que chegamos onde devíamos, através do trabalho fecundo do Sr. Marcos Antônio Rocha.

Não poderia deixar de anotar aqui que, para divulgar, recuperando, o nome de De Chirico,esquecido por muitos e muitos anos, uma figura importante que foi das artes na Bahia, criei um blog no qual apresento os seus trabalhos e os de outros artistas , colocando fotos e algumas informações referentes aos homenageados e aos eventos. O endereço do blog é : http:/dechiricoarteseartistas.blogspot.com/

O blog está ativo e sempre será atualizado pois não é, como disse, exclusivo do de Chirico. Aliás, quem asessá-lo, poderá ver que trabalhos importantes de outros artistas, são apresentados também.



Aproveito a oportunidade para assinalar ao Sr.Marcos, que o Barão do Rio Branco está precisando de uma limpeza . Acredito que será algo simples. Ao blog do Rio Vermelho, que, realmente , é a voz do bairro, obrigado pela informação e pela oportunidade de colocar no ar mais esta informação sobre Pasquale De Chirico. Aos poucos, a história ( a parte conhecida) de Pasquale irá aparecendo no ar...

15 de setembro de 2010 18:03




Nenhum comentário:

Postar um comentário