sábado, 4 de setembro de 2010

Estátua em homenagem a Tomé de Souza, fundador da cidade de Salvador.






Tomé de Souza, fundador da cidade de Salvador



Tomé de Souza, fidalgo português , fundador da cidade de Salvador em 1549. A obra  original está locada no interior do Palácio Rio Branco, na praça que tem o seu próprio nome . É de autoria do escultor italiano Pasquale De Chirico e foi executada em gesso ou cimento branco . Na mesma praça, há uma réplica, fundida em bronze, realizada pelo escultor Vauluizo Bezerra Rodrigues.

A réplica, como já dito , de autoria do artista plástico Vaulizio Bezerra Rodrigues, esteve, por muito tempo , localizada na Praça da Sé, de onde foi retirada e transferida para a praça que tem o seu próprio nome . Na base , que ficou na Praça da Sé, foi instalada a estátua de Zumbi dos Palmares , herói negro, cuja foto   já apareceu  nesta edição deste blog , com informações adicionais .

Na Praça Tomé de Souza, que é uma das mais belas da cidade , e que evoca o passado ,  há um conjunto excepcional de obras, a começar pelo Palácio Rio Branco, continuando com a Câmara dos Vereadores , nova sede da Prefeitura , um pouco deslocada no ambiente,  e, finalmente, a saída ( ou entrada ) na parte alta da cidade , do Elevador Lacerda, também considerado um monumento histórico. A praça,  está inserida no Centro Histórico de Salvador.

A praça oferece ainda uma visão maravilhosa da Baía de Todos os Santos  e a sua própria grandeza de 1.000  km2 de espelho d’água , com navios,  uns em movimento e outros, simplesmente, ancorados a grandes distâncias uns dos outros. Há espaço de sobra ! De quebra, pode-se adicionar maravilhosos pores de sóis por detrás da ilha de Itaparica ...

O original da estátua à Tomé de Souza, está colocado num nicho dentro do Palácio Rio Branco , onde, por sinal, há outras obras do DE CHIRICO que o público desconhece , mas que serão apresentadas no decorrer deste trabalho.

O monumento exposto em praça pública é uma cópia baseada na escultura feita pelo escultor Pasquale De Chirico que se encontra na escadaria , colocado num nicho , bem de frente ao primeiro lance de escada que leva as pessoas ao primeiro andar , do Palácio Rio Branco –

A chegada de Tomé de Souza , que veio com a missão especófica de fundar a cidade,  ocorreu no ano de 1549 , no dia 29 de março e o seu desembarque aconteceu na praia conhecida como a “ praia do Porto da Barra , a única na costa de Salvador, segura para receber uma pequena esquadra , pois tem águas profundas e é segura, por não possuir pedras no seu fundo e portanto por não oferecer perigo às embarcações.

Ao nível do mar, criou-se a primeira vila . A localização atual da cidade aconteceu por critérios militares , numa parte alta, para oferecer maiores dificuldades aos constantes invasores e piratas.

Sarnelli 2.09.2010

Um comentário:

  1. Visitamos esta praca 2a-feira. Gostei destas sua informacoes historicas. obrigado.

    ResponderExcluir