A Cruz caída
A Cruz caída é um trabalho do renomado artista plástico Mário da Silva Cravo , autor de vários monumentos na cidade de Salvador , este , encomendado pela Prefeitura e inaugurado em 29.03.1999 , por ocasião da comemoração dos 450 anos de fundação da cidade, pelo fidalgo português, Tomé de Souza.
O monumento tem 12 metros de altura e é confecionado em aço inox . É uma referência à derrubada da antiga Igreja da Sé, demolida em 1939 para permitir a reforma da praça que passou a dar espaço para o terminal dos bondes . Os bondes iam até a Praça da Sé, de onde faziam o retorno para os seus respectivos ramais. A mesma coisa aconteceu com os ônibus ...
A praça sofreu diversas reformas , inclusive uma no 4° centenário .
Com o desaparecimento dos bondes , passou a ser terminal de ônibus. Removidos os ônibus, sofreu nova reforma , desta vez , parece que definitiva e só para o público .Passou a ser apenas um calçadão . Por sinal, uma bela praça, em pleno Centro histórico.
Ela é o marco zero da cidade .
A Cruz caída é um belo trabalho , mas, na minha opinião , não está bem localizada . Hoje , ela está no Belvedere da Sé , de onde se divisa um belo panorama da Baía de todos os Santos. Ela tem cerca de 1.000 kms de espelho de água e comporta dezenas de ilhas, sendo a principal a de Vera Cruz, popularmente conhecida como Ilha de Itaparica
A Bahia de todos os Santo foi descoberta peloa navegador italiano Amerigo Vespucci - Isso mesmo: Amerigo
Parabéns Sarnelli pela iniciativa. Boa sorte nessa nova empreitada. Você como poucos pode escrever e falar sobre a obra de De Chirico.
ResponderExcluirum abraço
Bartholo, a sua contribuição ao conhecimento dos monumentos de Salvador é preciosa e merecia ser mais difundida. Salvador carece de informação sobre seus monumentos e lugares pitorescos. Obrigado por fazer esta tarefa.
ResponderExcluirCristiano