domingo, 15 de agosto de 2010

Memorial a Clériston Andrade e seus amigos - a manutenção, onde está ?





É uma obra do artista plástico baiano Mario Cravo Jr., um projeto pioneiro , ano de 1983 , encomenda da Prefeitura da cidade de Salvador. O homenageado foi prefeito de Salvador com  o apoio de ACM - Antonio Carlos Magalhães , que o indicou para o posto de governador do Estado. Durante a campanha , em 1982 , um helicóptero com ele a bordo e mais alguns companheiros de partido, devido a pouca visibilidade ( ou excesso de peso ) bateu em um morro na cidade de Itapetinga . Morreram todos os passageiros.

Foi criado um memorial que está localizado na av.Garibaldi ,  confluência com a rua Adhemar de Barros, tendo recebido diversas outras homenagens como um hospital com o seu nome na cidade de Feira de Santana e o  Estádio Clériston Andrade, em Itagimirim
Mario Cravo Jr., nome completo, é escultor, desenhista e professor da arte. Nascido em 13.04.1923, tem hoje cerca de 87 anos e é autor de outras obras na cidade de Salvador.

O memorial relaciona todos os nomes dos passageiros falecidos naquele trágico acidente, foram nove, mais a tripulação .

O que não dá para concordar é com o desleixo do órgão competente, quer dizer , responsável pela manutenção ou irresponsável pela conservação , pois , tudo na cidade, custa dinheiro público que vira água nas mãos dos gestores que não estão nem aí para o valor das gotas de suor que cada soteropolitano produz para ganhar o seu dinheirinho e pagar o imposto que tem que manter a máquina em funcionamento.

Deixo aqui o meu protesto, pois andei verificando e tomando conhecimento de que toda aquela parte escura que aparece no memorial são, nada mais nada menos, que placas de cobre “ marteladas” , trabalho artesanal e portanto caro , que o tempo se encarregou de escurecer e talvez de destruir, em face da ausência dos homens responsáveis .

Aquele material é para ficar brilhando e reluzindo ao nosso sol de cada dia.

Tem que haver um responsável por isso ! ... Se não dava para manter uma obra dessa, por que a contrataram ? Não podiam ter feito algo menor e de mais fácil conservação já que não fazem nenhuma ? O preju seria bem menor. ..

 À esta altura do campeonato não é com ninguém ...  Mas alguém precisa tomar uma providência e voltar a fazer brilhar aquela obra ! Por sinal, para quem interessar dentro da Prefeitura, tem gente morando em baixo da estrutura... Não acreditam ? Por que não vão conferir ? Por que não mandam o serviço social ? Aliás, com as poucas pancadas de chuvas desses dias, o tanque virou um excelente criatório de mosquitos !
Sarnelli, em 15.10.2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário