domingo, 8 de agosto de 2010

E Pasquale queria fazer o retrato do pescador, pois sim...!


De Chirico e seus desenhos


Não apenas DE CHIRICO era um escultor extremamente detalhista e profundamente conhecedor da anatomia humana , como era , também , um desenhista de altíssima qualidade. Sabia jogar com as cores como ninguém , sobretudo com a luz , mas tinha preferência pelo crayon e era com ele que desenhava, nos momentos vagos, nos dias em que não desejava se deslocar até o seu ateliê na rua do tijolo ,  de preferência , retratando figuras exóticas e do tipo considerado na época, como negróides .

Ele sempre morou no Rio Vermelho . Foi um dos pioneiros no bairro , quando ele era local de veraneio , nas férias escolares de meio e fim de ano.

Como todas as pessoas da época, ia e voltava do trabalho de bonde. Ninguém tinha pressa. Para que , se as necessidades para uma vida feliz eram mínimas e o que mais valia era mesma a tranqüilidade, a vizinhanças e os amigos. Ele viveu numa época em que um fio de bigode tinha a força de um contrato .Ser desonesto era quase que um crime. Não havia necessidade de correr , porque o tempo dada para tudo !

Pois bem. Uma tarde, já quase fim de dia , ele voltava, a pé, para casa , quando encontrou num degrau um senhor sentado, vestindo roupa esfarrapada e suja , chapéu de palha desfiando nas abas e em cima , barba branca e comprida  grisalhando aqui e acolá. O velho chegou a pensar : achei ! vou retratar esse cara ! Aproximou-se do indivíduo, entabulou uma conversa e convidou a pessoa para ir ao seu atelier de casa , ali bem pertinho ,  “ fazer um retrato “ . Sim, Professor . Era assim que ele era conhecido no pedaço. Amanhã,  vou estar lá pelas 10 da manhã mas o Senhor tem que me fazer um favorzinho. Me dá um dinheirinho para um charuto ? O velho enfiou a mão no bolso tirou uns trocados, o indivíduo pediu um pouco mais e pronto. Foi para casa e, no dia seguinte, no horário previsto ,  estava esperando , quando chegou ao seu portão um cara que ele nunca tinha visto . Professor, bom dia, disse ele. Bom dia , quém é o Senhor ? Não está me reconhecendo, prof. ? Eu sou aquela pessoa que o senhor chamou para fazer um retrato...Bem imagine o resto ,porque, com o dinheiro ,  o cara havia feito barba , cabelo , bigode , chegou cheirosinho lembrando os aromas Coty do Mercado Modelo   e até chapéu de palha novo estava usando...

Um comentário:

  1. Bartolo ri a bom rir imaginando a frustração de Pasqualle e a ingenuidade do pescador!Realmente, uma história para não esquecer!!!

    ResponderExcluir