sábado, 7 de agosto de 2010

Pierre Labatut ( Pedro Labatut ) Herói da Independência na Bahia

Pedro Labatut ( Pierre Labatut ) nascido em Cannes , na França , em 1778 e falecido em Salvador em 1849 na rua que hoje tem o seu nome , foi um militar francês , mercenário , que participou de diversos acontecimentos na sua vida de militar.

As suas últimas ações foram desenvolvidas na nossa guerra da Independência , tendo sido enviado para a Bahia com a finalidade de combater o General Inácio Bandeira de Melo , trazendo na sua frota uma fragata, 2 corvetas e 2 brigues . Praticamente nada ! Venceu os portugueses na batalha de Pirajá, possibilitando a entrada de reforços na cidade pela estrada antigamente conhecida como a " estrada dos boiadeiros " , que era por onde entrava o gado para o abastecimento da tropa e da cidade. Hoje, aquele antigo caminho , tem o nome de Rua Lima e Silva , Patrono do Exército Brasileiro.

O busto em sua homenagem , colocado sobre coluna de granito, circundado por grades de proteção , está na Praça da Lapinha , que fica no maior bairro de afro-descendentes  fora do continente africano .
.

Claro, é mais uma criação do talentoso Pasquale De Chirico !

Em 2 de julho de 1823 o que restava da tropa do General Bandeira de Melo se retirou , encerrando-se as maiores batalhas pela Independência do Brasil contado o tempo a partir do Grito do Ypiranga , em 7 de setembro de 1822 . As batalhas ocorridas na Bahia e concluídas em 2 de julho de 1823 têm tudo a ver com a consolidação da Independência do Brasil e libertação ...

Daí a referência ao Dois de Julho como a " data da independência da Bahia " , não entendida fora do estado . Foi quando os  portugueses que aqui haviam ficado, foram, finalmente, expulsos do território nacional.
Posted by Picasa

Um comentário:

  1. De fato, houve um engano. O nome do General é IGNÁCIO LUIZ MADEIRA DE MELO. Feita a correção .

    ResponderExcluir