sábado, 7 de agosto de 2010

O Christo da Barra - à entrada da Baía de Todos os Santos

Realizada em um único bloco de mármore de Carrara, na Itália, foi trazida pelo navio italiano " CERVINO". Inaugurada em 24.12.1920 em outro local , ou seja, no morro onde hoje funciona o Comando da Aeronáutica , na então Avenida Getúlio Vargas. Por motivos diversos e de segurança foi transferida para a atual posição , no morro existente ao longo da atual Avenida Oceânica , conhecido hoje popularmente como o Morro do Christo.

A estátua foi doada à cidade pelo Desembargador José Botelho Benjamim.

Tem pouco mais de sete metros de altura .

A curiosidade que se relaciona com esta obra de De DECHIRICO é que ela é mais antiga que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que foi inaugurado somente em 12 de outubro de 1931, ou seja, onze anos depois do Christo de Salvador.

A ata da inauguração com as assinaturas dos presentes ao ato cívico, se encontra arquivada no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Outra curiosidade é que , entre as assinaturas, não consta a de Pasquale . Ele não dava importância à certas coisas, mas, certamente, estava por lá... por perto , se deliciando com a visão do mar azul da Bahia !
---------------------------------------------------------------------------------------

Nota do blog. A inauguração do Cristo Redentor no Rio foi um acontecimento inesquecível para a época. Na noite de 12 de outubro de 1931 , os cariocas ficaram de queixo caído quando as luzes que iriam iluminar a estátua foram acesas.

Estava previsto que elas seriam acesas por um sinal de rádio acionado à distância pelo iitaliano , Gugliemo Marconi , inventor do telégrafo sem fio. No entanto, devido a situação desfavorável do tempo, o acendimento teve mesmo que ser feito manualmente.


Guglielmo Marconi nasceu em 25.04.1874 e faleceu em 20.07.1937.





Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário