segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Maria Quitéria , o soldado Medeiros, a heroína da Independência

                                                                            Monumento  a Maria Quitéria - Soledade/Lapinha

Maria Quitéria de Jesus nasceu no interior da Bahia em 27.07.1982 e faleceu em Salvador em 21.08.1853 .Foi uma militar brasileira que participou das batalhes pela independê "  quando o movimento esquentou por aqui .Ela aprendeu , por conta própria , a montar caçar e o manejo de armas de fogo, tão necessárias na época ...



Queria participar das lutas mas , não conseguindo a aprovação do seu pai, fugiu de casa para a casa de uma meia-irmã onde cortou os cabelos e se vestiu como homem indo a seguir para a Vila de Cachoeira onde se alistou sob o nome de Medeiros , no regimento de artilharia onde foi encontrada dias depois pelo pai. Por insistência dos militares que viram nela qualidades, ficou alistada e participou de diversas ações na ilha de Maré, Conceição, Itapoã , Pituba. Conhecida como o soldado Medeiros , recebeu , em 31 de março , no posto de cadete , por ordem do Conselho Interino da Província, uma espada e seus acessórios . Já em 2 de julho de 1823 , quando o exército entrou vitorioso na cidade , Maria Quitéria foi festejada pela população . A Província deu-lhe então o direito de portar a espada . Quando , na condição de cadete usava um uniforme asul com um saiote por ela própria idealizado, além de capacete com penacho.



Pela sua bravura em combate E Gal. Pierre ( Pedro ) Labatut conferiu-lhe as honras de 1º Cadete. Foi recebida pelo Im,perador em pessoa no Rio de Janeiro que a condecorou com a Ordem Imperial do Cruzeiros , com as segintes palavras :

"Querendo conceder a D. Maria Quitéria de Jesus o distintivo que assinala os Serviços Militares que com denodo raro, entre as mais do seu sexo, prestara à Causa da Independência deste Império, na porfiosa restauração da Capital da Bahia, hei de permitir-lhe o uso da insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro".

Foi, também , na ocasião, promovida a Alferes de linha e aproveitou para solicitar ao Imperador uma carta para o seu pai, para que lhe desculpasse a desobediência.

Tudo terminado, foi morar em Feira de Santana . Casada , com uma filha , já viúva , voltou para Salvador, vindo a falecer aos 61 anos praticamente cega e em quase completo anonimato.

A homenagem à Heroína da Independência , está manifestada através de um monumento que a mostra em trajes militares , brandindo uma espada e instigando os seus homens à luta..., localizado no Largo da Soledade ( Lapinha, bairro da Lberdade ).

Foi inaugurado em 21.08,1953 e é constituído de uma figura de bronze fundido sobre pedestal de granito trabalhado , com uma altura total de 6m59 m e uma base de 4,93 x 4,06 m .

O monumento é provido de uma proteção de ferro gradeada .

O autor, foi o artista JOSÉ P.BARRETO.

Fontes utilizadas :
Internet ( Google )

Site da Fundação Gregório de Matos / Salvador

Foto de Sarnelli













".

Um comentário:

  1. Uma mulher de fibra - que não buscou fama, mas sim agir de acordo com suas convicções! Gostei de saber um pouco sobre ela. Obrigada, Bartolo!

    ResponderExcluir