quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estátua em homenagem ao Zumbi dos Palmares - Líder Negro



Zumbi dos Palmares
Estátua de Zumbi dos Palmares inaugurada no dia 30.05.2008 na praça da Sé, Salvador, Bahia - Centro histórico de Salvador, de autoria da artista plástica baiana Márcia Magno, instalada sobre pedestal de mármore negro sobre onde antes estava uma réplica da estátua de Tomé de Souza,  original , existente no interior do Palácio Rio Branco, de autoria do escultor italiano Pasquale De Chirico e realizada pelo escultor Vauluizo Bezerra Rodrigues , que foi relocada para a praça que tem o seu próprio nome, em frente ao Elevador Lacerda, do próprio Palácio Rio Branco, Câmara dos Vereadores e Prefeitura de Salvador.

 A estátua de Zumbi dos Palmares tem 2,20 mts de altura e foi fundida em bronze., colocada sobre uma base quadrilátera revestida de 4 placas de mármore negro polido.

Ele  foi o grande líder negro do quilombo. Nasceu livre em 1655 mas foi capturado e entregue a um missionário português aos 6 anos de idade. Foi o maior oponente contra a escravidão e não admitia a liberdade dos negros refugiados no quilombo enquanto os que estavam nas fazendas continuavam escravizados. Após uma série de lutas foi ferido, conseguiu fugir, mas, traído por um velho companheiro , foi entregue aos portugueses. Foi degolado em 20.11.1695.

Durante a sua liderança, o quilombo chegou a ter uma população de cerca de 30 mil habitantes que produziam tudo o que necessitavam para a sua sobrevivência.

Um comentário: