quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Homenagem aos três irmãos Pereira – monumento na Conceição da Praia










Na praça Manoel Vitorino, localizada na parte baixa da cidade, no coração do bairro da Conceição da Praia, bem em frente è Capitania dos Portos do Estado da Bahia e Escola de Aprendizes de Marinheiros e ainda uma prainha onde, de vez em quando , encosta um ou outro  saveiro para descarregar cerâmica, vinda do recôncavo, há um monumento representando os três irmãos Pereira, figuras de relevo na história baiana, tanto que mereceram a homenagem através de um monumento que junta as três figuras.
Manoel Vitorino Pereira é a figura principal . Nasceu em Salvador em 30.01.1853 e faleceu no Rio de Janeiro em 9.11.1902 . Político brasileiro que exerceu o mandato de Vice-Presidente no governo de Prudente de Moraes – médico e escritor na imprensa, foi, também Presidente do Estado da Bahia e Senador, entre outras atividades. Afastado por motivo de saúde, tinha sido o único baiano a assumir o cargo de Vice-Presidente da República. Foi, também m o 2º governador da Bahia no período da República.
Foi professor da Faculdade de Medicina e ex-diretor do Liceu de Artes e Ofícios.

Seus irmãos também foram médicos e jornalistas,

Antônio Pacífico Pereira se dedicou ao bem estar dos pais idosos , sendo obrigado a abrir mão de promoções na carreira eclesiástica como para Bispo e até Arcebispo.

José Basílio Pereira, nasceu em 5.06.1846 e faleceu em 18.11.1922 .

Na site da Fundação Gregório de Matos o  que consta é muito pouco ,e ali se diz  que ele foi inaugurado, o monumento, em 1954 , o que pode não corresponder à realidade , pois ele é mais antigo, bem mais antigo.

Basta levar em consideração que o autor faleceu no dia 31.03.1943 , portanto , 7 anos antes dessa data

É algo que me ocorre, dos tempo da juventude, pois me lembro que havia uma feira,  provavelmente chamada Feira ou Festa da juventude, antes da construção do Estádio Otávio Mangabeira, em cujo espaço todos os anos ela acontecia, inclusive com a atração da época que era Zé Trindade, Ratinho e o conhecido Zé Coió. Com certeza o conjunto esteve em depósito e sem destino, até que alguém resolveu aproveitar aquele pequeno espaço da degradada cidade baixa onde eles, os homenageados ,nada têm a ver com a história. E, como ninguém disse mais nada, foi ficando... Aliás, algo semelhante aconteceu com a estátua de Cristóvão Colombo hoje instalada na Mariquita, no Rio Vermelho e com o busto do Evangelisador Manoel da Nóbrega, que andou passeando pela cidade , a partir do Terreiro de Jesús, em frente a Cathedral,  até que lhe arranjaram um cantinho em frente a Igreja da Ajuda , onde, parece que, agora, encontrou a tranquilidade.


Se não me falha a memória , o monumento, foi transferido juntamente  por causa da construção do estádio Otávio Mangabeira, mais conhecido como a Fonte Nova  . Deve haver algum registro por aí...

No entanto, a localização atual não condiz de modo algum com a importância das figuras homenageadas. De maneira alguma, a sua colocação original não ocorreu na parte baixa da cidade, em frente a uma prainha que servia de porto  para saveiros .

Com certeza,  a inauguração não aconteceu numa área degradada como a Conceição da Praia. O local atual é apenas um estacionamento de veículos entregue aos lavadores de carros e no centro de um imenso shopping center a céu aberto de materiais de construção com grande movimentação de caminhões e compradores...e, pior de tudo , muito mal cuidado . Vejam-se os cavaletes que aparecem na foto de hoje (26.08.20100).

Já está na hora de encontrar outro local para o conjunto, obra de Pasquale de Chirico, e cuja figura principal  chegou a ser o primeiro e único baiano a ocupar a Vice-Presidência do país , no governo de Prudente de Moraes.

No local em que está, está errado. Aprofundem-se as pesquisas e saberão de onde ele foi transferido e encontre-se um local mais apropriado para figuras tão ilustres.



O monumento aos Irmãos Pereira .  tem 6m de altura e base de 3,30 x 1,40 . 
Apesar de se informar que ele foi protegido por um gradil de ferro, já está necessitando de manutenção porque a área interna ao gradil está servindo de depósito de materiais e sofreu agressões .


Sarnelli, em 26.08.2010




3 comentários:

  1. Bartolo, é um monumento lindo - e apreciei saber da história dos irmãos Pereira.
    Fiquei pensando no gradil de proteção... e tentando imaginar como ele se tornou num depósito de materiais! Me parece algo tão sem sentido! Mas o ser humano sempre é surpreendente!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarnelli, tantas histórias interessantes tem a nossa cidade né? Tantos monumentos de relevância histórica mas que infelizmente estão se acabando por falta de preservação.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este artigo. Lamentavelmente as as tradições e nuanças da história da Bahia e aspectos históricos da cidade do Salvador. Seria interessante que este blog fosse lido pela Fundação Pedro Calmon. Parabéns.

    ResponderExcluir