terça-feira, 24 de agosto de 2010

Homenagem a Marcus Vinicius de Moraes





Nasceu em 19 de outubro de 1913 e faleceu  no Rio de Janeiro em 29.07.1984, Bacharel em letras, formou-se no Recife .

Estava na Inglaterra quando a guerra de 1939 o obrigou a voltar ao Brasil , ano em que compôs o seu primeiro samba.

Não há quem não conheça, no Brasil, o Vinícius de Morais,  a sua figura peculiar , a sua maneira de ser ...

Foi Diplomata de carreira, draumaturgo, jornalista, poeta e compositor e teve uma história de vida movimentada . Como funcionário de carreira do Itamaraty assumiu diversos postos, mas nas suas veias não prevalecia a diplomacia e sim a  música e a boemia , razão da sua vida bastante fecunda, que nos deixou obras lindíssimas .

Incompreendido em Vida , agora é homenageado e lhe é devolvido tudo a que tinha direito. Fez parceria com todos os cantores e compositores famosos do Brasil.

Em 1968 , terminou a sua carreira de diplomata , por efeito ao Ato Institucional ( lei AI-5) por ter sido considerado vagabundo ( sim, repetindo: v a g a b u n d o )  pois, com um salário de 6.000 dólares.  vivia nos botequins tocando violão e cantando , sempre se apresentando com um copo  de uísque na mão . Foi parceiro de muitos compositores, músicos e cantores mas foi mais parceiro dele mesmo.

Lançou alguns álbuns  . Enfim, foi mesmo um boêmio e sua paixão sempre foi a música e a poesia , para a nossa sorte e alegria.

Depois de 30 anos de sua morte  o Itamaraty reconheceu o seu valor e, postumamente o reconduziu ao posto a que tinha direito com a promoção para o cargo de Ministro de Primeira Linha , ou seja, de embaixador .

E entre outras homenagens , a Bahia o homenageou com a colocação de uma estátua em uma das praças de Itapuã , bem pertinho do farol que tem este nome, sentado junto à uma mesa, também em bronze, tendo ao lado uma cadeira vazia, com o copo de uísque ( furtado ), que era a sua marca , muito provavelmente apreciando o por do sol em Itapoã e divagando com o pensamento,  muito provavelmente compondo mais uma das suas letras e ou uma outra poesia ...

A homenagem está na praça cujo nome desconheço mas que eu mesmo a chamo de Praça Vinícius de morais . O trabalho artístico é do escultor Juarez Paraíso , também professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia .







Um comentário:

  1. Não sabia da história pessoal do Vinícius!
    Me parece mais do que justa a localização da estátua que o homenageia! Esteja Vinícius onde estiver, com certeza deve andar cantando, muitas vezes, sua música linda: "É bom
    Passar uma tarde em Itapuã
    Ao sol que arde em Itapuã
    Ouvindo o mar de Itapuã
    Falar de amor em Itapuã"

    ResponderExcluir