sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Monumento ao Barão do Rio Branco na Praça de São Pedro


José Maria da Silva Paranhos , era o seu nome. Nasceu e faleceu no Rio de Janeiro em 30.04.1845 e 10.02.1912 respectivamente. Diplomata, político , jornalista, Ministro de Estado, historiador. A sua maior realização em benefício do país , foi a sua atuação decisiva nos processos de demarcação de fronteiras, por meios de negociações. O monumento em sua homenagem, é de autoria do escultor italiano Pasquale De Chirico e foi inaugurado em 07.09.1919 . Está instalado na Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida como " São Pedro " , no centro  histórico da cidade de Salvador.-
 
Este é o primeiro monumento do autor colocado em praça pública  , após aqueles realizados na antiga Escola de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus .

As fotos são recentes, bem recentes. Infelizmente , mostram que o monumento está necessitando de um trato, pois o granito está tomado pelo limo provocado pelas águas das chuvas e pela humidade das noites .
 
 Foto de Sarnelli -

Um comentário:

  1. Sarnelli:

    Parabéns pela iniciativa de criar este espaço para reverenciar os nossos artistas e monumentos. É um local onde poderemos não só contemplar e conhecer nossa história mas, principalmente, denunciar o descaso dos poderes públicos com a nossa memória e nosso patrimônio. Mostrar que apesar de importantes muitos monumentos geralmente sofrem o descaso, o abandono. Eles mereciam não só ser conservados mas ter placas educativas mostrando quem foi aquele (a) personagem, sua importância e o contexto histórico em que viveu. E mostrar também o artista que emprestou seu talento criativo para criar aqueles monumentos.

    ResponderExcluir