sábado, 14 de agosto de 2010

Monumento ao Visconde de Cayru na praça do mesmo nome - cidade baixa em Salvador


                                                            Mon. ao Visconde de Cayru

 localizado na praça que tem o seu nome, na cidade baixa, em frente ao Mercado Modelo e ao Elevador Lacerda , que liga as cidades alta e baixa. O monumento é de autoria do escultor italiano Pasquale De chirico e foi inaugurado em 28.11.1934.
O homenageado foi um político influente publicista, juriscolsulto, brasileiro nascido em 16,07 1756 em Salvador e faleceu em 20.08.1756 na cidade do Rio de Janeiro. Diplomado pela famosa Universidade de Coimbra , concluiu os cursos de filosofia e medicina, entre outros , tendo sido o idealizador e o homem que apresentou e convenceu Dom João VI sobre as vantagens da abertura dos portos às nações amigas quando este passou pela Bahia. Em poucas palavras, o homem a quem se deveu , na época,  a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, o que possibilitou desenvolvimento do comércio ultramarino.

Este monumento tem tudo a ver com a presença da minha família em Salvador. Ele foi contratado pelo governo do Estado e o DE CHIRICO, mas as circunstâncias da época obrigavam a que fosse realizado na Itália . Devido à revolução de trinta, o governo da Bahia  não estava conseguindo cumprir a sua parte. Foi então que o “ velho” atravessou o Atlântico para acertar os seus parangolés . Depois de tudo acertado, escreveu uma carta para o meu pai Alberto , para que embarcasse a obra e viesse com a família. Eu já havia nascido e apareço no passaporte de minha mãe, na mesma foto, no seu colo, como uma criança recém nascida.  A nossa chegada no Brasil, aconteceu em 17.10.1931, exatamente quando eu completava apenas 4 meses de vida.

O conjunto escultórico está localizado em uma das praças mais importantes e conhecidas de Salvador. Na praça que tem o nome do homenageado. De fato, está localizado exatamente em “ um sítio histórico “ . Na parte baixa do Elevador Lacerda, que também é considerado um monumento pela Fundação Gregório de Matos. |Fica em frente e de frente  ao atual Mercado Modelo , numa área onde ainda podem ser vistos casarões da época, embora , aos poucos, consumidos pelo tempo e desinteresse dos proprietários , estejam desmoronando um a um, bem pertinho da belíssima sede da Capitania dos Portos do Estado da Bahia e Escola de aprendizes de Marinheiros , Igreja de N.Senhora da Conceição , onde , por algum tempo esteve enterrada a Irmã Dulce, o “ Anjo bom da Bahia “ ( hoje o seu memorial se encontra no Hospital Santo Antônio, que ela própria construiu ao logo dos anos  e continua viva ,muito viva , no coração do povo baiano – e sua obra cumprindo o seu papel ) que o povo lamenta estar fazendo muita falta mas está sendo muito bem conduzido por uma sua sobrinha, preparada por ela para essa missão e tem o apoio de grandes empresas do estado
) e bem pertinho da famosa rampa do antigo Mercado Modelo ( que sofreu 3 incêndio tendo sido consumido totalmente pelo último e abrindo espaço para urbanização daquela área )que desenvolvia a atividade de abastecimento da cidade e onde aportavam os saveiros fazendo a ida e vinda de mercadorias de e para o recôncavo baiano. Ainda na praça Cayru , resta um belíssimo prédio colonial revestido em azulejos portugueses  que está sendo reparado para a construção de um hotel de 5 ou 6 estrelas . Pertinho do Forte de São Marcelo, outro dos mais conhecidos cartões postais da Bahia, juntamente com o elevador Lacerda ( e monumento a Castro Alves – que se encontra na parte alta da cidade ) , atracadouros e marinas.

Como o mar atingia a encosta da montanha, toda aquela parte foi recuperada , aumentando a parte baixa da cidade.


Um comentário: