sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O dique do Tororó e os Orixás de autoria de Tati Moreno , artista plástico baiano.

Postado por Bartolo Sarnelli em 15/06/2008 06:49

Orixás do dique
Conjunto de estátuas representando Orixás , instalado no Dique do Tororó , único manancial natural da cidade , de autoria do escultor Tati Moreno ( século XX , sem data determinada , criação ds holandezes na época das invasões, como uma dificuldade natural  a mais , para fins de defesa da cidade. Para melhor compreender, é preciso conhecer a cidade ). Figuras colocadas sobre bases de pedra , confecionadas em metal fundido e pintado . Parecem flutuar sobre as tranquilas águas do dique , dando a impressão e que caminham sobre as águas e um colorido todo especial ao local . No entorno da lagoa , há outras imagens do mesmo autor. Píers para pesca e se pode praticar canoagem e remo em barcos apropriados.
O dique do Tororó é um dos principais locais de lazer dos baianos, principalmente para quém curte caminhadas,  porque ela, no seu entorno, é de mais de 8,000 metros.

No momento, o conjunto, está em fase de manutenção .


Foto de Sarnelli .


2 comentários:

  1. Prezado amigo o autor das esculturas se chama TATI moreno e não PAPI como postado aqui. Favor corrigir a grafia. Abraço. Oélito Brandão (Fortaleza, Ceará)

    ResponderExcluir
  2. Não encontrei o engano de digitação a que se referiu.Toda a Bahia sabe que o nome do autor do conjunto é Tati Moreno.

    ResponderExcluir